Radio Arcoense: Arcos de Valdevez, Comemorações dos 100 anos da República Portuguesa

0 comentarios
Segunda-feira 4 e terça-feira 5/10/2010
COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DA REPÚBLICA PORTUGUESA
Casa das Artes e vários locais da Vila
Organização do Município de Arcos de Valdevez e do Centro Republicano e Democrático Arcoense

Programa

DIA 4 (segunda-feira)
21h30 • Inauguração da exposição "Arcos de Valdevez e a República"
Local: Entrada principal da Casa das Artes
Exibição do documentário "Republicanos Arcoenses", antecedido de alocução de Isabel Cluny (CHC/Universidade Nova de Lisboa)

DIA 5 (terça-feira)

09h30 • Cerimónias Protocolares de Comemoração do Centenário da República
Local: Praça Municipal
Hastear das Bandeiras, com a participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escutas de Arcos de Valdevez e Banda da Sociedade Musical Arcuense

10h30 • Romagem e deposição de coroa de flores, em homenagem aos republicanos arcoenses
Local: Cemitério Municipal - S. Bento

11h30 • Inauguração da Avenida 5 de Outubro e da Rotunda da República, com representação escultórica de Amália Rodrigues, alocução de Armando Malheiro da Silva (Faculdade de Letras da UP)
Local: EN202/Rotunda de Guilhadeses

Judite Fernandes
Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense: Tertulia "Regreso a clases" (Academia-madre da Espetada en Maracay)

0 comentarios
Tertulia "Regreso a clases" de la Academia-Madre da Espetada en Maracay
Lunes 4 de octubre 2010 a las 7:00pm en el Restaurante Rancho Los Jardines

Radio Arcoense: Deputados portugueses en Venezuela (elecciones parlamentarias 2010)

0 comentarios
Elecciones Parlamentarias 2010 en Venezuela

2 deputados portugueses marcan presencia:
- Glória Araujo
- Paulo Pisco

HOY JUEVES 23/09 EN ENTREVISTA EN RADIO ARCOENSE
www.radioarcoense.com (a partir de las 7:00 pm)

“Quien NO vota, NO cuenta!”

Radio Arcoense: Quien NO vota, NO cuenta - Elecciones Parlamentarias 2010 en Venezuela

0 comentarios

Domingo 26/09/2010 - Elecciones Parlamentarias en Venezuela

Se un ciudadano activo... Participa... Quien NO vota, NO cuenta!!

Marca la diferencia: Se un oyente de Radio Arcoense

MSN Messenger : radioarcoense@hotmail.com (agréganos!)

Radio Arcoense: Valencia, 1ero Festival das Sopas

0 comentarios
Ven y disfruta de una gran variedad de sopas el 10 de Octubre de 2010 en nuestra Casa Portuguesa Venezolana ubicada en San Diego (Valencia) a partir de las 11:00 am.

Evento que estará destinado a fondos para nuestra agrupación el Rancho Folklórico Saudades de la Casa Portuguesa Venezolana del Edo. Carabobo.

Contaremos con agrupaciones en vivo, bingos, colchones inflables, ventas de dulces, bebidas y muchas sorpresas mas..!!

Por tan solo 50 escudillas tendrás derecho a todas las sopas!

Asiste..!! No te lo pierdas..!!



Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores na Freguesia de Proselo

0 comentarios


Decorre nos proximos dias 17, 18 e 19 de Setembro, a festa em Honra de Nossa Senhora das Dores na Freguesia de Proselo, Arcos de Valdevez.


Do programa consta no dia 17 Sexta Feira pelas 20h30 o inicio dos actos religiosos com a procissão de velas , que sairá da capela de Nossa Senhora Da Madre de Deus , em direcção á igreja paroquial e no final será realizada a missa solene . Pelas 22 Horas , será realizada uma peça de teatro , apresentada pela ACRAP ( Associação Recreativa Amadora prozelense ) e para encerrar a primeira noite de festa ás 23Horas actuação do grupo de música popular Arcuense “ Cantares de Outono“.

Dia 18 Sabado , música gravada durante o dia , ás 22 Horas actuação do grupo Arcuense “ Carlos Rodrigues “ e ás 24 Horas grande sessão de fogo de artifício.

Dia 19 Domingo ás 09 Horas Alvorada com salva de Morteiros , ás 10 Horas Missa Solene cantada pelo grupo coral da freguesia , 16 Horas majestosa Procissão e pelas 17 Horas Actuação do Rancho Folclórico de Santa Marinha de Proselo.



Correspondente da Radio Arcoense em Portugal


Radio Arcoense: AsoLuDeVen: Celebración del centenario de la republica portuguesa y Xº aniversario de la Asociación de Luso-Descendientes de Venezuela

0 comentarios
(convite em português)

AsoLuDeVen:
Celebración del centenario de la republica portuguesa 
y Xº aniversario de la Asociación de Luso-Descendientes de Venezuela

Agradecemos su presencia en el Centro Portugués de Caracas, Av. Luis de Camoes, Urb. Macaracuay, Sala de Exposiciones el dia jueves 30 de septiembre de 2010 a las 19H00.

Junta Directiva ASOLUDEVEN

(convite en castellano)


Radio Arcoense: Nuevo logotipo del Mundial de Fútbol de Brasil FIFA 2014

0 comentarios
El emblema oficial del Mundial de Fútbol de Brasil FIFA 2014 ya ha sido lanzado para la promoción del próximo campeonato por la copa del mundo.

El nuevo logo del evento deportivo fue creado por la agencia de publicidad brasileña África, el cual muestra tres manos juntas levantando la Copa Mundial de Fútbol. Según la Confederación Brasileña de Fútbol, las tres manos tienen una ‘noción humanitaria’, y la representación en verde y amarillo es el ‘simbolismo de las manos calurosas brasileñas dando las bienvenida al mundo a su país’.

La estrategia de divulgación promocional de Brasil como destino turístico para el mercado internacional y el video producido por el cineasta Fernando Meireles, será exhibido en las TV autorizadas por la FIFA para la transmisión de los juegos de la Copa Mundial de diversos países.

La estrategia de comunicación incluye además una web con informaciones sobre las doce ciudades que serán sede brasileñas del próximo Mundial 2014 -en portugués, inglés y español-, la inclusión de vídeos en Youtube, medios impresos, medios de turismo y acciones en las redes sociales.

Brasil espera atraer 600.000 turistas durante la Copa del Mundo del 2014, lo que se estima que moverá un total de 4.000 millones de reales (unos 1.800 millones de dólares) en la economía nacional.

Radio Arcoense/Lusa-Venezuela: 14 mortos e 33 sobreviventes em acidente aéreo

0 comentarios

Caracas, 13 set (Lusa) – Trinta e três pessoas sobreviveram ao acidente aéreo ocorrido hoje na Venezuela, quando o avião em que viajavam, um ATR42 da estatal Conviasa, caiu em terra durante um voo entre as cidades de Porlamar e Puerto Ordáz, fazendo 14 mortos.


“Tínhamos 51 pessoas na aeronave, das quais 47 eram passageiros e o resto eram tripulantes. Até este momento, temos 33 pessoas a ser atendidas no hospital e clínicas e temos, lamentavelmente, 14 cadáveres que estão sendo identificados”, disse o governador do estado venezuelano de Bolívar, Francisco Rangel Gómez.

Segundo o responsável, as autoridades estão a trabalhar para encontrar “outras quatro pessoas que não foram localizadas, porque não foi possível remover na totalidade os restos da aeronave, que até há pouco estava deitando fumo”.

O avião, da transportadora aérea estatal Conviasa, caiu quando efetuava um voo entre as cidades de Porlamar e Puerto Ordáz, no estado venezuelano de Bolívar, a 650 quilómetros a sul de Caracas.

Os sobreviventes estão a ser atendidos no hospital de Uyapar e nas clínicas Unare, Chilemex e Vitalsalud.

O avião caiu pelas 10:20 locais (15:30 em Lisboa), a aproximadamente 10 quilómetros do aeroporto Internacional do Orinoco Manuel Carlos Pilar e transportava 51 pessoas a bordo, 47 passageiros e quatro tripulantes.

O diretor dos serviços de Proteção Civil da região de Caroní, José Zamora, explicou que a aeronave caiu nas proximidades do “portão 4” da empresa Siderúrgica de Orinoco, sobre resíduos de materiais siderúrgicos.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***



Radio Arcoense: Consulado-Geral de Portugal em Caracas - Eleições presidenciais de 2011, recenseamento eleitoral

0 comentarios

Exmos Senhores Presidentes da Radio Arcoense,

O Consulado Geral de Portugal em Caracas apresenta os seus melhores cumprimentos aos ouvintes da Radio Arcoense e informa terão lugar em Janeiro de 2011, em data a fixar oportunamente por Sua Excelência o Presidente da República, as próximas eleições presidenciais em Portugal.

Neste contexto, o Consulado Geral de Portugal apela ao recenseamento eleitoral (R.E.) de todos os portugueses e recorda que as inscrições e demais operações de actualização do R.E. se suspendem 60 dias antes da data do sufrágio, pelo que quem desejar votar nas próximas eleições para o Presidente da República se deve assegurar que está recenseado e para isso basta deslocar-se ao Consulado e apresentar o seu bilhete de identidade em vigor.

Mais informa que no quadro da sua campanha de sensibilização para a importância do recenseamento eleitoral, o CG Caracas desenvolverá acções especiais de recenseamento durante as próximas tertúlias da Academia do Bacalhau de Caracas (27 de Setembro) e da Academia Espetada Caracas (20 de Setembro), para além das jornadas consulares agendadas, designadamente no Centro Luso Venezolano em Cátia la Mar dia 10 de Setembro e Centro Luso Venezolano de valles del Tuy de 15 de Setembro.

Mais se recorda que o exercício do direito de voto dos cidadãos nacionais residentes e inscritos no recenseamento eleitoral no estrangeiro para as eleições presidenciais é presencial nas assembleias de voto que vierem a ser definidas (no Consulado Geral em Caracas e nos Consulados Honorários)

Muito se agradece a divulgação aos vossos ouvintes.

Com os nossos melhores cumprimentos,

[+] Informações: Consulado-Geral de Portugal em Caracas
Avenida Campo Alegre 2ª - Caracas 1060 - Venezuela
Telf: [+58] (0) 212 264 05 47 - Fax: [+58] (0) 212 266 70 52

Radio Arcoense: Arcos de Valdevez - Moto Clube de Arcos de Valdevez

0 comentarios



Olá,

Deixo-vos aqui o cartaz do próximo evento do MOTO CLUBE DE ARCOS DE VALDEVEZ.

"TRILHOS DA EUROPA" - Consistirá na ligação de Arcos de Valdevez a Bordéus (França) por Serras e Montes, em motos de Todo-o-Terreno. 



Esta "louca" aventura decorrerá entre os dias 27 de Setembro e o dia 5 de Outubro de 2010.


Contará com cerca de 1300 kms distribuídos por vários tipos de terrenos, com especial destaque para o atravessamento das zonas montanhosas da Zanabria / Cantábria e os Pirenéus.

Tal como referimos, este é um evento organizado pelo Moto Clube de Arcos de Valdevez e contará com o apoio do Município de Arcos de Valdevez, Rádio Valdevez, O2 Rádio de Bordeaux e Associação Alegria Portugaise de Gironde (Bordeaux).

Em breve daremos mais informações acerca do evento.

Com os melhores cumprimentos,

A Direcção do MCAV - Moto Clube de Arcos de Valdevez




Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense/Lusa-Venezuela: Movistar suspende serviço de roaming internacional por falta de divisas

0 comentarios

Caracas, 27 ago (Lusa) – A empresa de telefonia móvel Movistar, do grupo Telefónica, suspendeu hoje o serviço de roaming internacional aos seus clientes venezuelanos, por dificuldades relacionadas com o acesso a divisas para responder a compromissos com outras operadoras noutros países.


“Perante as dificuldades que apresenta a Telefónica Venezuela, para poder cumprir os seus compromissos com operadoras internacionais, por não dispor das divisas requeridas, vêmo-nos na necessidade de suspender temporariamente o serviço de Roaming Internacional com algumas operadoras em vários destinos”, explica um comunicado da Movistar.

A medida, que de momento não afeta os cidadãos que viajem para Portugal, impede que os utentes da Movistar possam efetuar chamadas ou transferências de dados em países como a Argentina, Bélgica, Bolívia, Colômbia, Croácia, Egito, Hong Kong, Líbano, República Dominicana, Rússia, Síria, Uruguai e Vietname.

Segundo Augusto Moronta, vice-presidente do setor Comercial da empresa, esta tem mais de seis meses de dívida aos fornecedores estrangeiros, por atrasos na autorização de acesso a dólares da Comissão de Administração de Divisas (Cadivi).

Por outro lado, precisou que o Governo venezuelano proibiu recentemente o mercado negro para comercialização de divisas e estabeleceu um novo procedimento, que requer nomeadamente o envio do contrato, sua tradução e anotação, mas 15 operadoras internacionais não aceitaram as novas exigências.

Aquele responsável lançou um apelo ao Governo venezuelano para que atenda à situação das “dívidas que continuam a acumular-se”, sublinhando que “as empresas com as quais trabalhamos esperam o pagamento”.

Na Venezuela vigora, desde 2003, um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país. O Governo, através da Cadivi, pode autorizar algumas empresas a ter acesso a divisas, mas os empresários queixam-se frequentemente de atrasos e de “obstáculos” para as importações.

O controlo cambial obriga também os utentes a recorrer à Cadivi que nalgumas circunstâncias poderá autorizar uma quantia até 300 dólares mensais para remessas a familiares, 400 dólares anuais para compras pela Internet e entre 2.500 e 3.000 para gastos anuais com viagens ao estrangeiro, aplicável unicamente através do cartão de crédito.

Os viajantes são obrigados a conservar as faturas e demais comprovativos durante 12 meses.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***



Radio Arcoense: Arcos de Valdevez - Romaria de Nossa Senhora da Peneda

0 comentarios
A romaria de Nossa Senhora da Peneda, uma das mais importantes do calendário religioso do nosso concelho, atrai, desde sempre, inúmeros devotos e romeiros vindos dos mais diversos pontos do país e da vizinha Espanha, movidos pela fé na Senhora da Peneda e pela beleza do local e do majestoso Santuário Mariano. O programa consta do seguinte:

Dia 31 de Agosto (terça-feira) – 12 h., início da Novena, com Eucaristia e Pregação; 17 h., Novena, com procissão, terço e oração de vésperas; 21 h., Oração de completas.

Dia 1 de Setembro (quarta-feira) – 9 h., Novena, com Eucaristia e Pregação; 11 h., Eucaristia; 17 h., Novena, com procissão, terço e oração das vésperas; 21 h., Oração de completas.

Dia 2 (quinta-feira) – 9 h., Novena, com Oração de Laudes; 11 h., Eucaristia; 17 h., Novena, procissão com terço, Eucaristia e início do Sagrado Lausperene; 21 h., Oração de completas.

Dia 3 (sexta-feira) – 9 h., Eucaristia na capela de Nossa Senhora das Dores; 11 h., Encerramento do Sagrado Lausperene, com Eucaristia e Pregação; 17 h., Novena, procissão com terço e oração de vésperas.

Dia 4 (sábado) - 9 h., Novena, com Eucaristia e Pregação; 11 h., Eucaristia; 17 h., Novena, Procissão com terço e oração de vésperas.

Dia 5 (domingo) – Meia Novena – 9 h., Novena, com Eucaristia, com ofício pelos irmãos e benfeitores falecidos; 11 h., Eucaristia (em espanhol); 17 h., Novena, procissão com terço e oração de vésperas.

Dia 6 (segunda-feira) - 9 h., Novena, com Eucaristia e pregação; 12 h., Eucaristia; 17 h., Novena, Procissão Eucarística com sermão e benção desde o varandim.

Dia 7 (terça-feira) – 9 h., Novena, Eucaristia e pregação; 21 h., Novena, com Procissão de Velas e Pregação.

Dia 8 (quarta-feira) – 11 h., Novena, com Eucaristia da Festa, Pregação e Procissão do Adeus.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, na freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço, tem como data provável de inicio da sua construção, finais do século XVIII, a julgar pela data inscrita na coluna existente ao cimo da escadaria de acesso.
Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário.
Este lugar de culto é constituído pelo designado, escadório das virtudes, com estatuária que representa a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datada de 1854, a igreja principal, terminada em 1875, o grande terreiro, o terreiro dos evangelistas e a escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.
A Festa da Senhora da Peneda é anual, tem a duração de uma semana, entre dia 31 de Agosto e oito de Setembro.

Lenda da Peneda
A Senhora da Peneda terá aparecido a cinco de Agosto de 1220, a uma criança que guardava algumas cabras, a Senhora apareceu-lhe sob a forma de uma pomba branca e disse-lhe para pedir aos habitantes da Gavieira, para edificarem naquele lugar uma ermida. A pastorinha contou aos seus pais, mas estes não deram crédito à história.
No dia seguinte quando guardava as cabras no mesmo local, a Senhora voltou a aparecer, mas sob a forma da imagem que hoje existe, e mandou a criança ir ao lugar de Roussas, pedir para trazerem uma mulher entrevada há dezoito anos, de nome, Domingas Gregório, que ao chegar perto da imagem recuperou a saúde.


Judite Fernandes
Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com