Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Francisco Araújo visitou obra do recinto da Feira quinzenal da Sede do concelho

0 comentarios

Como o autarca Francisco Araújo tenta acompanhar de perto todas as intervenções realizadas no concelho, ontem, 25 de Outubro, fez-se acompanhar dos Serviços e do Vereador do Pelouro das Feiras e Mercado, Martinho Araújo, para ver e avaliar últimas questões relacionadas com a empreitada "Centro de Incubação – Arranjos Exteriores". Uma empreitada no valor de 893.084,86 € (s/IVA), com financiamento do Programa O.N2 – O Novo Norte, que vai requalificar totalmente os espaços envolventes ao Centro de Incubação e o recinto da feira quinzenal e se encontra quase pronta.

Esta intervenção engloba arranjos paisagísticos, nomeadamente, a execução de relvados exteriores, a replantação de árvores já existentes no Campo da Feira, bem como o fornecimento de outras, a colocação de vedação metálica e de balizadores fixos e móveis metálicos; a colocação de sinalética (concepção de sistemas de sinalética para a área total da In.Cubo, placas de identificação, reclamos luminosos e a aplicação de um Totem exterior com a indicação das empresas incubadas no recinto); a colocação de colunas de iluminação; a requalificação, entre outros, dos arruamentos, passeios, muros, lancis, e rede viária existente, bem como o controlo de entradas através de um sistema de entradas para o parque de estacionamento com sistema de videovigilância, vedação e guarita para vigilante.

Fonte: Gabinete de Comunicação - Município de Arcos de Valdevez


Correspondente da Radio Arcoense em Portugal


Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: 3ª Exposição Canina Nacional é já a 5ª maior do País

0 comentarios

Certame contou com mais de 400 exemplares inscritos e cerca de 100 raças diferentes

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 23 e 24 de Outubro, no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez, a 3ª Exposição Canina Nacional, organizada pela ARDAL – Associação Regional do Alto Lima e pelo município arcuense. Uma iniciativa que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão e já é considerada a 5ª maior a nível nacional.

Nestes dois dias de competição o grupo de jurados composto por elementos de Portugal, Espanha e Sérvia avaliou dezenas de exemplares, tendo classificado como Melhor Exemplar da Exposição (B.I.S.) um exemplar Yokshire Terrier (GB), inserido na Classe de Campeões, pertencente aos expositores Ana Mesto & Carlos Salas.

De realçar que em segundo lugar ficou posicionado um macho de raça Podengo Português Pequeno de pêlo Cerdoso, pertencente ao expositor Alexandra Morgado.

Da edição deste ano destaca-se, além da presença muito público português, a enorme afluência de espanhóis, não só da Galiza como também de Madrid, assim como a grande participação de criadores nacionais e estrangeiros.

O certame ainda marcou a diferença através da integração no programa da 1ª Exposição Canina especializada de raça Portuguesa de Arcos de Valdevez (a terceira do ano) e da XXI Exposição monográfica do Cão de Castro Laboreiro.

Fonte: Gabinete de Comunicação - Município de Arcos de Valdevez



Correspondente da Radio Arcoense em Portugal


Radio Arcoense/Consulado Valencia: Eleições Presidenciais 23 de Janeiro 2011

0 comentarios

O Consulado Geral de Portugal em Valencia informa:

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 23 DE JANEIRO 2011
Muito se agradece aos cidadãos portugueses maiores de 18 anos inscrever-se nos cadernos eleitorais ATÉ O DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2010 para exercer o seu direito ao voto.
É necessário bilhete de identidade ou cartão de cidadão vigente e endereço completo.

Consulado-Geral de Portugal em Valencia

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Francisco Araújo marcou presença na inauguração da Casa dos Arcos em Lausanne, Suíça

0 comentarios

Nos passados dias 9, 10 e 11 de Outubro, Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, e o Vereador Olegário Gonçalves, marcaram presença na inauguração da Casa dos Arcos em Lausenne, Suíça. Uma viagem realizada a pensar na política seguida pelo executivo, no que toca ao apoio das comunidades arcuenses no estrangeiro.

Francisco Araújo teve a oportunidade de conviver com a comunidade nos vários encontros festivos realizados pela Casa dos Arcos deste país no espaço da Associação – uma sede que serve para concentração e envolvimento da comunidade e onde o seu rancho ensaia regularmente – e deixar-lhe palavras de coragem e incentivo para o futuro. De igual forma deixou bem patente que o município os irá apoiar em tudo o que puder.

Dando continuidade às suas actividades e convívios, a Casa dos Arcos na Suíça realizará, no próximo dia 20 de Novembro, uma festa que contará com a actuação da orquestra arcuense Império Show.

Fonte: Gabinete de Comunicação - Município de Arcos de Valdevez


Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense/Feceporven: Primera Gala de la Belleza, Miss Feceporven 2010

0 comentarios

La Federación de Centros Portugueses de Venezuela les invita cordialmente a la Primera Gala de la Belleza, Miss Feceporven 2010, Certamen que se realizará el día 06 de Noviembre del 2010 en la Casa Portuguesa del Estado Aragua, situada en la ciudad de Maracay.

El objetivo de este Certamen es enaltecer la belleza y los valores presentes en las jóvenes de todos los clubes afiliados a nuestra Federación, en una edad comprendida de dieciséis a veinte años.

La Finalidad de este Certamen, es elegir a quién representará a la Juventud como embajadora de la belleza, el carisma humano, la cultura Portuguesa, y que sea capaz de emprender proyectos en pro de toda la comunidad de la Federación de Centros Portugueses de Venezuela, estrechando así, lazos de unión y Fraternidad.

Conociendo su amplia y reconocida trayectoria en nuestra Colonia, le hacemos llegar nuestra más cordial invitación para que nos acompañe con su distinguida presencia, en la Primera Gala de la Belleza, Miss Feceporven 2010. Para garantizar el éxito en la organización del Certamen les rogamos, nos confirme su asistencia a la mayor brevedad posible.

Atentamente,
Víctor Vieira - Presidente
Fátima Pontes - Dir. De Cultura
Silvia Henriques - Comité Organizador

_____________________________________________________

Presentación:
Miss Feceporven es un Certamen que aspira enaltecer la belleza y los valores presentes en las jóvenes de todos los clubes afiliados a nuestra Federación, en una edad comprendida de dieciséis a veinte años.

Objetivos del Certamen
• Elegir a quién representará a la Juventud como embajadora de la belleza, el carisma humano y la cultura.
• Emprender proyectos en pro de toda la Comunidad de la Federación de Centros Portugueses de Venezuela, estrechando así, lazos de unión y Fraternidad.
• Estrechar vínculos de amistad y sana competencia entre las participantes.
• Valorar la belleza, la cultura y creatividad de los partícipes de este certamen.

Disposiciones Generales:
• Este Certamen cuenta con un comité Organizador que será el responsable de la organización del evento conjuntamente con el Club Anfitrión.
• La Participación en el Certamen: Gala de la Belleza, Miss Feceporven 2010, implica el conocimiento y aceptación de las condiciones que se desarrollan y describen en las presentes normas.
• Cada Asociación debe garantizar que la participante seleccionada reúna los requisitos exigidos en las bases que regirán este concurso.
• Las candidatas participantes que resultaren ganadoras se comprometen a participar en las diferentes actividades que la Junta Directiva de Feceporven requiera, en el periodo que dure su reinado.
• Las candidatas participantes deben demostrar responsabilidad durante el tiempo que dure el concurso, ensayos y concentración evitando realizar en público actos que pudieran generar una imagen no cónsona con los objetivos de este certamen. No podrán abandonar el evento hasta que este finalice.

Comité Organizador

Radio Arcoense/Consulado: Luso Memória 2010

0 comentarios

O Consulado Geral de Portugal em Caracas informa que termina no dia 2 de Novembro o prazo para apresentação de candidaturas ao concurso “Luso Memória 2010” que se destina a premiar trabalhos académicos e de investigação inéditos sobre a presença da comunidade portuguesa na Venezuela bem como sobre o associativismo luso-venezuelano.

O prémio tem fundamentalmente, dois objectivos específicos que são, por um lado, a vontade de homenagear a comunidade portuguesa na Venezuela e preservar a memória da sua presença neste país e, por outro, a necessidade de promover e incentivar a criatividade e o rigor no trabalho de investigação nas áreas do associativismo luso venezuelano por parte dos jovens, especialmente dos luso-descendentes, actividades essenciais para projectar a comunidade portuguesa na Venezuela.

O vencedor que será anunciado por ocasião do Encontro de Jovens Luso Descendentes na Venezuela habilita-se a ganhar uma viagem a Portugal (oferta da TAP Portugal), uma semana de estadia na Vila Termal das Caldas de Monchique, Spa Resort (Algarve) e 500 euros de plafond de crédito em Portugal oferta do BCP Millenium.

A iniciativa em apreço tem ainda o patrocínio do “Correio da Venezuela” que publicará os trabalhos premiados.

Consulado-Geral de Portugal em Caracas

Radio Arcoense: Socialistas Portuguesas na Venezuela marcam presença nas redes sociais e convidam o candidato Manuel Alegre (comunicado)

0 comentarios
Secção do Partido Socialista em Caracas criou plataforma na internet e nas redes sociais para responder às numerosas solicitudes da comunidade portuguesa na Venezuela e aproveitou por lanzar o convite Manuel Alegre a visitar os luso-venezuelanos.

Desde há 15 dias está visivel nas redes sociais Facebook, Twitter e Googlegroups a presença dos socialistas portugueses residenciados na Venezuela com o objectivo de melhor informar a comunidade luso-venezuelana mas tambem promover a candidatura de Manuel Alegre, apoiada pelo Partido Socialista Português nas próximas presidenciais 2011.

Com mais de 1 milhão de portugueses e filhos de portugueses da 2ª e 3ª geração na Venezuela e um territorio 10 vezes maior que Portugal tornava-se imperativo a visibilidade dos socialistas portugueses em terras de Simão Bolivar. Decidimos recorrer às novas tecnologías para permitir aos nossos militantes e simpatizantes interactuarem entre eles, e sobre tudo dar-lhes as informações e argumentos que poderiam necesitar no quadro da campanha ás próximas presidenciais portuguesas”, diz Luis Jorge, Secretário-Coordinador da Secção do PS em Caracas.

Uma simples olhada nas diversas ferramentas criadas pelos socialistas portugueses na Venezuela permite observar que a aposta estaba certa: mais de 800 “amigos” já se associaram ao referido Facebook, muitos dos quais são personalidades socialistas portuguesas e uma quantidade impressionante de perfiles de secções, distritais e federações socialistas em Portugal mas tambem numerosos perfiles de socialistas na America do Sul.

Foi com muita sorpresa e bastante agrado que vimos associar-se ao nosso Facebook dirigentes socialistas portugueses como Jamila Madeira, Edite Estrela, António Galamba, José Lelo, Duarte Cordeiro, Fernando Serrasqueiro, João Soares, Renato Sampaio, Paulo Pisco, José Apolinário, etc... e tambem muitos deputados e autarcas portugueses. Foi tambem reconfortante a quantidade de perfiles do PS ou da JS que se associaram aos nossos. Mais sorpreendente foram as numerosas solicitudes que nos chegaram de socialistas na America do Sul”, acrescenta Luis Jorge com voz de satisfação.

Alem da rede social Facebook, os socialistas portugueses na Venezuela tambem marcam presença no Twitter e na Googlegroups. Porem tais ferramentas encontram-se em desenvolvimento para un futuro sucesso activo.

O objectivo é interconectar toda a plataforma entre as diversas ferramentas, mas uma falha tecnica na rede Facebook nos impede até ao momento associar as nossas actualizações com o resto. Porem já os militantes e simpatizantes foram informados que podem seguir-nos atraves do Twitter na conta @pscaracas. Criamos tambem uma newsletter na Googlegroups para poder informar a vida interna e estatutária do PS na Venezuela mas tambem de informar os associados de visitas de governantes ou dirigentes socialistas à Venezuela em tempo real”, informa Fernando Campos, Dirigente do PS-Caracas que representou os socialistas portugueses na Venezuela no último congresso nacional.

Luis Jorge indica que toda esta plataforma “está a ser gerida por um grupo de jovens socialistas luso-descendentes o que é a prova da vitalidade que existe na juventude portuguesa em Venezuela que se reconhece no PS”.

O PS-Caracas tem previsto proximamente na sua agenda politica a convocação de uma assembleia de militantes para definir o plano de actividades dos socialistas portugueses na Venezuela para 2011 mas tambem eleger quem será o mandatário nacional da candidatura na Venezuela de Manuel Alegre.

Ao identico que o candidato apoiado pelo PS, Manuel Alegre, escolheu a Venezuela para á sua primeira mensagem de campanha ao portugueses residentes fora do nosso Portugal, tambem esperamos que agende na sua tourné de campanha uma visita a Caracas e outras cidades da Venezuela. Aqui todos o esperamos com entusiasmo.”, conclue Luis Jorge.

A secção do PS Português em Caracas foi criada em 14/02/2009 e contou a presença de Paulo Pisco, Director do Departamento Internacional no PS. Tem mais de 50 militantes em todo o território venezuelano.


Contacto imprensa:
Luis Jorge - [+58] (0)414-3119771 - pscaracas@hotmail.com


Mais informações:
Twitter: www.twitter.com/pscaracas (@pscaracas)

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Equipa de futsal dos “amigos de Sá”

0 comentarios

Decorreu no passado Sabado no pavilhão Municipal de Arcos de valdevez pelas 15 horas mais um jogo de futsal, da Associação de futebol de Viana do Castelo.

Desta feita, a equipa Arcuense dos “amigos de Sá” defrontou a equipa do “Cais Novo”.

Agostinho Silva técnico da equipa da casa alinhou com: Ricardo, Luís Rodrigues, Rui Timoteo, Rui Rodrigues e André Fernandes.

Suplentes: José Carlos, Nelson Araújo, Rogerio Araújo e Silverio Gomes.

Uma partida que se iniciou equilibrada para ambas as equipas, Rui Rodrigues tenta inaugurar o marcador sem obter exito,acabando por marcar golo a equipa visitante logo aos 5 minutos de jogo.

Os amigos de Sá não baixaram os braços,e Rui Rodrigues marca o primeiro golo na equipa da casa.

Efectuadas as substituições na equipa dos “ Amigos de Sá” continuava esta partida equilibrada entre ambas as equipas e a equipa visitante acaba por marcar mais um golo aos 22 minutos de jogo.

Os “ Amigos de Sá “ atraves de Silverio acabam por igualar a partida ao marcar o segundo golo da equipa da casa.

Ambas as equipas procuravam o mesmo,marcar golos e a equipa visitante muito bem em jogo e a efectuar lances perigosos acaba por inaugurar o marcardor , ao marcar o terceiro golo.

Uma primeira parte que foi marcada por muitas criticas ao árbitro desta partida.

A segunda parte desta partida não fugiu muito á regra da primeira parte,ambas as equipas equilibradas e á procura de mais golos.

De ressalvar já no culminar desta partida um exelente remate de Rui Rodrigues á baliza da equipa visitante.

Terminada a partida em que a equipa da casa sai derrota a equipa da casa por quatro bolas a duas.

A equipa dos “Amigos de Sá” defronta no proximo fim de semana a equipa do cerveira e encontra-se na tabela classificativa em 11º lugar com 3 pontos .

Judite Fernandes
Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Equipa femenina de Futsal "Arcas "

0 comentarios

A equipa femenina de Futsal de Arcos de Valdevez "Arcas ", recebeu em casa no passado fim de semana a equipa que viajou desde Vila nova de Cerveira , um jogo que se disputou no pavilhão Municipal de Arcos de Valdevez.

Tony técnico da equipa femenina de futsal alinhou com: Cunha, Daniela, Ciza, Dina e Sara. Suplentes: Paula, Juliana, Ana e Márcia.

Minutos iniciais da partida equilibrados, a equipa do Cerveira a procurar o primeiro golo atrávez de um exelente remate de uma das suas jogadoras.

Por sua vez a equipa da casa tambem não fica atraz e Daniela igualmente remata com perigo para a equipa visitante.

A equipa da casa acaba por inaugurar o marcador atraves da capitã da partida, Ciza que nos primeiros 15 minutos de jogo faz o primeiro golo da equipa da casa.

Feitas as substituições na equipa da casa , surge nova oportunidade de golo por parte da equipa do Arcas.

Ana faz o terceiro golo da equipa da casa depois de um bom trabalho das suas colegas de equipa.

Muito bem as jovens jogadoras de Arcos de Valdevez nesta partida , a equipa visitante tentava a todo o custo alterar o marcador , mas a equipa da casa sempre precistente no ataque acaba por concretizar mais um golo marcado pela jogadora Márcia,depois de um bom trabalho de Ciza.

A equipa da casa sai para o balneário a vencer esta primeira parte e adivinhava-se uma segunda parte renhida.

A equipa visitante nesta segunda parte efectuou três excelentes remates , mas valeu a fabulosa atenção de Cunha , a jovem guarda redes a equipa Arcuense.

A equipa do Arcas a efectuar vários remates á equipa adversária e a redobrar o trabalho da jovem guarda redes.

A equipa do Cerveira parte para o contra ataque e acaba por marcar o seu primeiro golo nesta partida.

O Arcas continuava a sua senda de golos e Marcia faz o quarto golo da equipa mas os golos não ficaram por aqui e Paula faz o quinto golo da partida depois de um exelente passe de Ciza, novamente Paula faz o Sexto golo , sucedem-se as substituições na equipa do Arcas e Ana faz o sétimo golo da equipa do Arcas , Paula mais uma vez atenta na partida e atraves de um lançamento de canto acaba por fazer o oitavo golo.

A equipa do Arcas muito forte nesta partida e já no culminar da partida a equipa do Cerveira reduz a vantagem ao marcar o seu segundo golo.

Sai feliz desta partida as jogadoras do Arcas, o seu técnico Tony e igualmente o Presidente desta equipa.

Ao vencer por oito bolas a duas esta partida, a equipa do Arcas continua a marcar pontos no futsal femenino em Arcos de Valdevez.


Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Clube de BTT Terras do Vez

0 comentarios

No proximo Domingo 24/10 realiza-se a terceira edição da "Castanhada" numa organização do Clube de BTT Terras do Vez de Arcos de Valdevez.

A partida será dada pelas 9:30 horas no complexo desportivo da Coutada,onde irão participar cerca de 250 ciclistas. Este passeio consiste num percurso que este ano é praticamente todo novo,serão cerca de 10skm iguais ao ano passado. Para os bravos desta modalidade desportiva que no ano passado participaram e passaram no posto de vigia da Cruz Vermelha,este ano vão lá passar novamente,mas este ano será ao contrário.

De referir que este ano a organização desde passeio irá usar a cor branca para Pintar as setas nos cruzamentos.

Para mais informações visitem o site www.bttterrasdovez.com.


Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense: Encontro da Comunidade Portuguesa sobre Inclusão Social e Combate á Pobreza

0 comentarios
(clique no programa para ampliar)

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Presidente Cavaco Silva visita o municipio

0 comentarios
Presidente Cavaco Silva de visita ao municipio de Arcos de Valdevez
© Fotos: Judite Fernandes, jornalista
(correspondente da Radio Arcoense em Portugal)
>> TODAS AS FOTOS AQUI <<

Radio Arcoense/Presidente da República Portuguesa: Discurso na Cerimónia de Comemoração dos 100 Anos da Proclamação da República

0 comentarios

Cem anos passaram sobre o dia em que, neste mesmo local, foi proclamada a República.

O passar do tempo permite-nos hoje olhar para a Primeira República com serenidade e distanciamento, avaliando objectivamente o seu legado.

A revolução triunfante de 5 de Outubro de 1910 despertou um país adormecido. O regime anterior dava sinais de cansaço e mostrara-se incapaz de encontrar soluções viáveis para o impasse em que o País mergulhara. Assim o reconheceu, de algum modo, o chefe do governo caído a 5 de Outubro ao afirmar: «vi que a luta era impossível. A monarquia estava cercada de republicanos e indiferentes».

É a conjugação perversa dessas duas realidades que tantas vezes abala os alicerces de um regime: de um lado, a indiferença do povo; do outro, a incapacidade dos agentes políticos para encontrar soluções ajustadas às necessidades concretas do país.

Servir o país. Essa é a essência do patriotismo republicano. Por isso, diria que comemorar a República corresponde, acima de tudo, a saber servir Portugal.

Muito se exige dos que governam uma República democrática. Desde logo, é seu dever evitar que os cidadãos encarem com indiferença a acção dos agentes políticos ou se alheiem dos destinos do regime em que vivem. É fundamental que a classe política, pela força do exemplo, dê aos Portugueses motivos para acreditarem na sua República.

Ao comemorarmos o centenário da República, comemoramos uma nova cultura cívica para Portugal. No código genético do republicanismo encontra-se uma cultura marcada pela ética de serviço público, pela verdade e pela transparência no exercício da acção política. Um ideal de governo e de sociedade onde as pessoas ocupam cargos de relevo e posições de destaque pelo seu mérito e pelo seu valor, pelo contributo útil que podem dar ao país, e não por qualquer privilégio de nascimento ou pelas redes de influências onde se movem.


Portugueses,

Se o regime monárquico, como disse o seu último chefe de governo, suscitava a indiferença do povo, porque durou tão pouco tempo a Primeira República? Se tinham ideais tão elevados, porque se deixaram os políticos republicanos enredar em conflitos e divisões que acabaram por conduzir o país para uma ditadura?

A resposta terá de ser dada pelos historiadores. Mas é sabido que a instabilidade da Primeira República se ficou a dever, entre outros factores, à ausência de um elemento fundamental: a cultura da responsabilidade.

É pacífica a conclusão de que a República foi um regime atravessado por querelas e lutas que pouco diziam ao comum dos Portugueses. Lutas que eram perfeitamente secundárias face aos problemas que o País tinha de enfrentar: o analfabetismo e a pobreza, o atraso económico, as desigualdades, a dependência do exterior, a entrada na Grande Guerra, o desequilíbrio das contas públicas.

O essencial não é a discussão e a luta dos políticos. Há cem anos, como hoje, o essencial é a vida concreta das pessoas.

A responsabilidade constitui um dos alicerces básicos da vida colectiva de uma nação. Todos, sem excepção, somos chamados a agir com sentido de responsabilidade. Do mais humilde trabalhador ao empresário de maior projecção, dos jovens aos mais velhos, passando pelos que ocupam cargos públicos de relevo, cada um tem de actuar na sua vida pessoal, familiar e profissional de uma forma responsável.

A responsabilidade, obviamente, não é sinónimo de unanimidade. Num país livre, cada um pode escolher o seu caminho. Numa sociedade aberta e plural, há espaço para diversas concepções do mundo, para diferentes doutrinas e crenças, porque a República é um lugar de liberdade.

Ser responsável não significa abdicar da liberdade. Pelo contrário: só sendo responsáveis poderemos ser verdadeiramente livres.

Temos responsabilidades colectivas, enquanto Estado que convive com outros Estados e faz parte de organizações internacionais.

Enquanto cidadãos da República, temos deveres de cidadania para com os outros. Na exigência de civismo que devemos interiorizar, por exemplo, na circulação rodoviária, no respeito pela autoridade legítima ou na defesa do nosso património histórico.

No nosso tempo, sublinha-se cada vez mais a responsabilidade social das empresas. Uma empresa é uma união de esforços e de vontades. Aos agentes económicos é, por isso, exigido um particular cuidado na gestão das suas empresas, pois daí depende, em larga medida, o futuro do País e o futuro de muitos trabalhadores.

Os trabalhadores e os seus representantes, por sua vez, também devem partilhar desta atitude cívica republicana. Da sua responsabilidade depende uma desejável concertação com os empregadores, de modo a que sejam encontradas as melhores soluções para todos.

O requisito cívico da responsabilidade torna-se mais intenso quanto maior for a capacidade de intervenção de cada um na vida colectiva. Saliento as exigências especiais que recaem sobre os profissionais da comunicação social, por um lado, e sobre os titulares de cargos públicos, por outro.

A comunicação social desempenha um papel de relevo nas sociedades contemporâneas. Informa os cidadãos mas, além disso, forma a sua opinião. Para ser responsável, tem de ser livre. Mas, sendo livre e plural, tem o especial dever de informar com isenção, com objectividade e com rigor.

Contudo, é dos titulares de cargos públicos que mais se exige quanto a uma ética de responsabilidade.

Os titulares de cargos públicos, como é o caso dos agentes políticos, dos altos dirigentes ou dos magistrados, têm de pautar a sua acção por critérios muito rigorosos. Antes de mais, devem conhecer as realidades, estudar os assuntos com que têm de lidar, possuir um conhecimento adequado dos problemas. Além disso, devem estar conscientes de que são referências para a sociedade. O seus actos, e até as suas palavras, tanto podem gerar confiança e ânimo como podem contribuir para o descrédito das instituições.
A cultura republicana de responsabilidade exige rigor, bom senso, ponderação e contenção verbal, não se compadecendo com intervenções arrebatadas na praça pública, com palavras que são ditas sem se pensar nas consequências que têm para a dignidade das instituições.

O Presidente da República, em particular, deve manter um especial cuidado no uso da palavra. A coesão nacional, como referi na minha intervenção do passado dia 10 de Junho, é um dos bens mais preciosos que Portugal possui.

Um Presidente da República não pode alimentar divisões. A responsabilidade primordial de um Presidente da República é unir os Portugueses, em vez de impor a sua visão do mundo a uma parcela do País.

Da República centenária poderemos extrair vários ensinamentos. Entre eles, destaca-se um: não é da crispação que nascem as soluções para os problemas. Impõe-se, pois, que exista um compromisso político de coesão nacional.

Um compromisso firme e sério, através do qual as diversas forças partidárias, sem abandonarem as suas diferentes perspectivas, compreendam a gravidade do tempo presente e saibam estar à altura da confiança que o povo lhes concedeu.

Tudo farei para que prevaleça uma cultura de diálogo e de responsabilidade que permita alcançar os entendimentos necessários à resolução dos problemas do País.


Portugueses,

Neste ano de 2010, além do Centenário da República, comemoramos os 25 anos de adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

O País mudou muito e mudou para melhor. Os Portugueses vivem hoje incomparavelmente melhor do que viviam há cem anos. E também vivem melhor do que antes de aderirmos às Comunidades Europeias.

Porque vivemos melhor, somos mais exigentes. É legítimo que o sejamos. Estamos insatisfeitos, o que não deve ser motivo para baixar os braços. Pelo contrário: se estamos insatisfeitos, temos de nos empenhar mais, de ser mais responsáveis nas nossas profissões, na defesa dos bens colectivos, nos deveres que temos para com a comunidade.

Somos hoje uma terra livre, um país que faz parte de pleno direito da comunidade internacional.

O balanço da República e o balanço da nossa participação no projecto europeu são claramente positivos. Soubemos fazer as escolhas certas nos momentos decisivos. Não esperámos que fossem outros a resolver os nossos problemas.

É esta a atitude que temos de cultivar no tempo presente. Um tempo adverso, sem dúvida, mas, por isso mesmo, uma altura que põe à prova a nossa vontade de vencer.

Estou certo de que, com a força inspiradora deste Centenário, iremos triunfar. Portugal sempre foi maior quanto maiores foram os desafios que teve de enfrentar. Com ânimo patriótico, com orgulho em sermos Portugueses, iremos conseguir!

Em nome de Portugal, celebremos os cem anos da República. A festa é do povo, porque a República é de todos.

Obrigado.

Aníbal Cavaco Silva
Presidente da República Portuguesa
Câmara Municipal de Lisboa, 5 de Outubro de 2010


O Presidente da República participou, em Lisboa, nas cerimónias comemorativas do centenário da Implantação da República, tendo hasteado a Bandeira Nacional na varanda da Câmara Municipal e proferido uma intervenção, após o que 100 crianças estamparam as suas mãos em gesso, num gesto intitulado "Impressões do Centenário", a que se seguiu o desfile das forças da GNR em parada.
À chegada à Praça do Município, o Presidente Aníbal Cavaco SIlva recebeu honras militares e assistiu a uma representação dramática de "Os Bigodes na Res Publica", pela Companhia de Teatro "O Bando".

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Comemorações Municipais do Centenário da República Portuguesa homenagearam republicanos arcoenses

0 comentarios

Presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo, enalteceu mudanças e feitos conseguidos através da implantação da República no País.

Nos dias 4 e 5 de Outubro, Arcos de Valdevez comemorou o Centenário da Implantação da República através de várias iniciativas que homenagearam em particular 5 ilustres republicanos arcuenses, nomeadamente, José Cândido Gomes, Teixeira de Queiroz, Germano Amorim, Sousa Guimarães e Tomaz Norton de Mattos Prego.

No dia 4 foi inaugurada, na Casa das Artes concelhia, a exposição "Arcos de Valdevez e a República" - Uma mostra que, de acordo com Nuno Soares, director da Casa das Artes, “pretende reflectir de uma forma rápida aquilo que se passou há 100 anos atrás e como Arcos de Valdevez contribuiu de forma activa na implantação da República, e, vai ficar aberta ao público em geral e às Escolas de maneira a que todos possam contactar com esta realidade” – e exibido o documentário "Republicanos Arcoenses", da autoria de dois jovens arcuenses, Rui Amorim e Ricardo Caldas, em colaboração com o Porto Canal, que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo e dos familiares dos 5 homenageados, antecedido de alocução de Isabel Cluny (CHC/Universidade Nova de Lisboa), que fez uma contextualização das várias investidas dos republicanos arcuenses na luta pela implantação da República, e de uma breve declaração de João Gameiro e Rui Amorim.

Já no dia 5, decorreram logo pela manhã, na Praça Municipal, as Cerimónias Protocolares de Comemoração do Centenário da República, com o hastear das Bandeiras e a participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escutas de Arcos de Valdevez, bem como da Banda da Sociedade Musical Arcuense.

De seguida, foi feita a Romagem ao Cemitério Municipal e a deposição de coroa de flores, em homenagem aos republicanos arcuenses.

Aqui, Francisco Araújo destacou a importância da homenagem realizada a todos os republicanos arcuenses e da celebração da República em Portugal, referindo que, “Hoje, neste local, prestamos a nossa homenagem a todos aqueles que acreditaram na mudança. Acreditaram no sonho de concretização de uma obra infinda e sempre em construção. Comemorar a República, comemorar esta efeméride, abrirá a porta a um espaço de reflexão de um determinado período histórico que ocupa um século de existência da nossa Pátria, assente numa indagação objectiva, racional e científica dos factos”.

De igual forma alertou que “O republicanismo assenta nas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade. De solidariedade social para quem mais necessita. De tolerância face à diferença. (…)”, e, que por isso, não nos podemos esquecer que “A República foi feita por homens e mulheres que acreditaram que a face da sua Pátria poderia ser outra” e que devemos “lutar para que não se façam cair no esquecimento os valores republicanos e consequentemente lutar por uma sociedade mais justa, menos desigualitária, mais livre e fraterna.”

Após este momento, toda a comitiva se dirigiu até à EN 202/Rotunda de Guilhadeses, para proceder à sua inauguração e consequente nomeação de Avenida 5 de Outubro e Rotunda da República, a qual tem a particularidade de estar adornada com uma representação escultórica de Amália Rodrigues, da autoria do artista arcuense António Aguiar e de Jorge Coelho. Uma escolha que segundo Francisco Araújo não poderia ter sido melhor, pois ao “homenagear hoje a Amália Rodrigues, a Voz da Nação e a diva do Fado português estamos a repescar a saudade dos valores republicanos que hoje queremos voltar a viver”, disse.

Por último ficou a mensagem de que “nós devemos empenhar-nos para nos mantermos como uma Nação que tem História, e que apesar de ser um pequeno rectângulo da Europa, tem a sua língua falada em todos os cantos do mundo”.

Fonte: Gabinete de Comunicação
Município de Arcos de Valdevez

Judite Fernandes
Correspondente da Radio Arcoense em Portugal


Radio Arcoense/Missão Católica Portuguesa na Venezuela: Outubro, mês da Nossa Senhora de Fátima

1 comentarios
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorzinhos, os tesouros das graças 
que podemos alcançar rezando 
o Santo Rosário.
Ajudai-nos a apreciar sempre mais 

esta santa oração, a fim de que, 
meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima 

rogai por nós. Amém.



Santas Missas em Honra e Fé
á Nossa Senhora de Fátima
oficiadas pela Missão Católica Portuguesa na Venezuela

Centro Português em Caracas - Macaracuay - Estado Miranda
Terça-feira 12 de Outubro às 7:00 pm

Ermita de Nossa Senhora de Coromoto e de FátimaMissão Católica Portuguesa na Venezuela
Quarta-feira 13 de Outubro às 6:30 pm
São Bernardino - Distrito Capital

Centro Maritimo de Venezuela - Turumo - Estado Miranda
Sexta-feira 15 de Outubro às 7:30 pm


Senhora de Fátima, olhai para as famílias da nossa imensa Venezuela e para as suas necessidades.
Vede os perigos que as cercam em todos os momentos, e sede a Mãe sempre presente. Sede a nossa intercessora junto ao Pai e ao Filho e ao Espírito santo e alcançai-nos a graça que hoje vos pedimos.
Nossa senhora de Fátima, Rogai por nós!
Cónego Alexandre Mendonça

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Executivo municipal foi convidado para integrar as comemorações do 14º aniversário da Associação de Alto-minhotos em Andorra

0 comentarios

Entre os dias 24 e 27 de Setembro o presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo, foi pela primeira vez, na qualidade de representante do município, a Andorra para marcar presença nas comemorações do 14º aniversário da Associação de Alto-minhotos neste país.

Fazendo-se acompanhar de elementos da vereação, nomeadamente o vice-presidente da Câmara Municipal, Hélder Barros, e o vereador Olegário Gonçalves e ainda do Presidente da Junta de Freguesia de Soajo, Manuel Barreira, que também marcou presença dado o elevado número de soajeiros emigrados em Andorra, participou nos variados convívios organizados por esta entidade.

Na sexta-feira, 24 de Setembro, a comitiva teve oportunidade de participar no jantar de recepção com elementos da Associação, o Embaixador de Portugal em Andorra, o Conselheiro das Comunidades e ainda uma representante do Consulado de Portugal em Andorra.
Já no sábado decorreu um convívio que contou com a actuação do grupo musical arcuense Cantares de Outono e com a presença de muitos conterrâneos arcuenses.

Por último, no domingo, decorreu uma recepção na Associação, com a presença de cerca de 1000 pessoas do Minho, onde se fizeram trocas de recordações, e onde se realizou o Festival Folclórico, no qual participou o Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo.

Desta ida a Andorra, Francisco Araújo destaca a actividade desta Associação de Alto-minhotos, que tem um Rancho Folclórico, uma Escola de Concertinas e um grupo de Bombos, assim como a forma afectiva e carinhosa com que recebeu o executivo municipal arcuense.


Judite Fernandes
Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense/Consulado-Geral de Portugal em Caracas: Manuel Vieira Ventura no programa “Portugal no Coração”

0 comentarios

Exmos Senhores Presidentes da Radio Arcoense,

O Consulado Geral de Portugal em Caracas apresenta os seus melhores cumprimentos aos ouvintes da Radio Arcoense e informa que partirá para Portugal no próximo dia 18 de Outubro o candidato seleccionado na área deste Posto consular a participar na edição de Outubro 2010 do programa “Portugal no Coração”: Manuel Vieira Ventura. O contemplado, de 66 anos, originários da Calheta e emigrante na Venezuela desde 1960, reside em caracas e visitou Portugal pela última vez em 1965.

O Programa "Portugal no Coração" tem assim como objectivo proporcionar uma estadia de curta duração em Portugal a cidadãos idosos, portugueses, residentes no estrangeiro. Podem candidatar-se os cidadãos portugueses residentes fora da Europa, que há mais de 20 anos não visitam o nosso País, que até ao dia do início da viagem tenham completado 65 ou mais anos de idade e que se encontrem em condições físicas que lhes permitam viajar autonomamente.

O Programa é composto por uma viagem a Portugal e um programa turístico e cultural em Portugal, no regime de pensão completa, com a duração aproximada de duas semanas. De assinalar que após o Programa, os participantes poderão prolongar a sua estadia em Portugal junto de familiares e/ou amigos que os acolham e suportem eventuais encargos daí decorrentes.

Muito se agradece a divulgação aos vossos ouvintes.

Com os nossos melhores cumprimentos,

[+] Informações: Consulado-Geral de Portugal em Caracas
Avenida Campo Alegre 2ª - Caracas 1060 - Venezuela
Telf: [+58] (0) 212 264 05 47 - Fax: [+58] (0) 212 266 70 52

Radio Arcoense: Roberto Leal na Venezuela

0 comentarios

Radio Arcoense/Arcos de Valdevez: Decorre a bom ritmo a empreitada da Porta do Mezio

0 comentarios

O edifício da Porta do Mezio, a funcionar há cerca de um ano, tem-se revelado um verdadeiro pólo receptor de visitantes que procuram conhecer o território e usufruir do mesmo, através de actividades educativas, recreativas e desportivas. Por isso de forma a melhorar esta "Porta" do Parque Nacional da Peneda Gerês e a torná-la ainda mais atractiva o município encontra-se a fazer obras no seu espaço exterior no valor de mais de 600 mil euros.

Para Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal, esta empreitada significa "um passo em frente naquilo que nós queremos que este espaço seja, nomeadamente, um local de atracção, de lazer, de outra pretensão e que venha a servir a população".

Encontrando-se em fase de pavimentações, esta empreitada envolve arranjos ao nível de movimentos de terras (escavação e aterro no espaço de entrada, parque da maqueta, parque temático e parque de estacionamento de ligeiros); ao nível das árvores e formação de sebes; da demolição de muros, anexos e telheiro em alvenaria de granito para posterior reposição; limpeza e consolidação de muros; execução de muros em alvenaria de granito reaproveitada; execução de escadas revestidas a granito; recuperação do Abrigo na entrada da Porta, Casa do Forno e Casa de apoio; recuperação e beneficiação de regos e valetas; execução de rede de drenagem; arranjos dos caminhos e estacionamento (caminhos interiores em macadame betuminoso colorido; construção de passeios dos parques de estacionamento em cubo granito 5x5; parques de estacionamento de autocarros e ligeiros em mistura betuminosa delimitada por lancis de granito amarelo; caminhos em macadame betuminoso colorido; pintura dos lugares de estacionamento e percursos pedonais em saibro e cimento.

Além disso engloba também a colocação de 15 conjuntos de bancos/mesas; 12 papeleiras; 2 pontos de água; 4 bebedouros; 4 compostores; estufa em estrutura metálica e vidro temperado de 10 mm; mirante em estrutura metálica e aço corten de 3 mm; muro de grelhadores em alvenaria de granito e ferro; a construção de uma piscina biológica; sinalização, vedação em painéis de barras metálicas e portões em estrutura metálica; iluminação, enrelvamento do terreno e rede de rega, e, ainda sistema de videovigilância.

Espera-se que a empreitada esteja concluída até ao final do ano.


Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

Radio Arcoense: Jorge Ferreira en concierto

0 comentarios

Radio Arcoense/Consulado: Manuel Vieira Ventura participa no programa “Portugal no Coração” da RTP

0 comentarios
O Consulado Geral de Portugal em Caracas informa que partirá para Portugal no próximo dia 18 de Outubro o candidato seleccionado na área deste Posto consular a participar na edição de Outubro 2010 do programa “Portugal no Coração”: Manuel Vieira Ventura. O contemplado, de 66 anos, originários da Calheta e emigrante na Venezuela desde 1960, reside em caracas e visitou Portugal pela última vez em 1965.

O Programa “Portugal no Coração” tem assim como objectivo proporcionar uma estadia de curta duração em Portugal a cidadãos idosos, portugueses, residentes no estrangeiro. Podem candidatar-se os cidadãos portugueses residentes fora da Europa, que há mais de 20 anos não visitam o nosso País, que até ao dia do início da viagem tenham completado 65 ou mais anos de idade e que se encontrem em condições físicas que lhes permitam viajar autonomamente.

O Programa é composto por uma viagem a Portugal e um programa turístico e cultural em Portugal, no regime de pensão completa, com a duração aproximada de duas semanas. De assinalar que após o Programa, os participantes poderão prolongar a sua estadia em Portugal junto de familiares e/ou amigos que os acolham e suportem eventuais encargos daí decorrentes.

Consulado-Geral de Portugal em Caracas

Radio Arcoense: Tertulia do 1ro Aniversario (Academia da Espetada em Barquisimeto)

0 comentarios

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com