Dia Mundial Sem Tabaco: Rádio Arcoense lança programação “Especial 24 horas com Roberto Leal”

0 comentarios
Dia Mundial Sem Tabaco: Rádio Arcoense lança programação “Especial 24 horas com Roberto Leal” e recebe alto-patrocínio do artista; ex-Secretária de Estado Manuela Aguiar e atual deputada Maria João Ávila são madrinhas do projeto

A Rádio Arcoense na Venezuela celebrará o “Dia Mundial Sem Tabaco” com uma programação especial de 24 horas dos temas do artista português Roberto Leal. Esta programação musical excepcional visa a defender a campanha mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS).


“O grande artista Roberto Leal sempre foi amigo da Rádio Arcoense desde a sua fundação em 2008. Sabíamos que nunca foi fumador e da sua permanente luta artística contra todos os vícios, particularmente os que afetam a nossa juventude no mundo. Contatamos Roberto Leal e lhe propusemos que seria para nós um orgulho contar com o seu alto-patrocínio neste dia especial, mundial e internacional contra o tabagismo”, informou Antonio Coelho, Presidente da Rádio Arcoense.

Cada ano, dia 31 de maio, a OMS e associados de todo o mundo celebram o “Dia Mundial Sem Tabaco”, dedicado a ressaltar os riscos para à saúde do consumo de tabaco e de promover políticas eficazes para reduzir esse consumo. A epidemia mundial do tabagismo mata cada ano quase 6 milhões de pessoas, das quais mais de 600.000 são não fumadores e morrem por respirar fumo alheio.

“Fico muito feliz em ser convidado pela Rádio Arcoense para apoiar está causa, e digo mais: ‘Toda causa que for a benefício do ser humano é digna e honrosa’. Estou de corpo e alma com vocês todos nesta programação especial dos meus temas”, disse o artista português Roberto Leal mandando um abraço saudoso aos ouvintes da Rádio Arcoense e aos seus fãs no mundo.

O tema da edição 2013 do “Dia Mundial Sem Tabaco” instituído pela OMS este ano será: “Proibimos a publicidade, promoção e o patrocínio do tabaco”.

A programação “Especial 24h com Roberto Leal” poderá ser sintonizada por internet (www.radioarcoense.pt) e por celular (www.bb.radioarcoense.pt) na data mundial, sexta-feira 31 de maio, da meia-noite às 23h59 (hora da Venezuela, a partir das 5h30 da manhã em Portugal) com mais de 250 temas do artista todo o dia, noticias em português e áudios de luta contra o tabagismo em castelhano.


Convidada para amadrinhar esta programação excepcional da Rádio Arcoense, a ex-Secretária de Estado Manuela Aguiar informou a comunicação social: “Fiquei feliz por poder colaborar numa excelente e original iniciativa desta emissora. Foi também uma boa ideia envolver Roberto Leal com a força das suas convicções e com o seu carisma, alguém que todos admiramos, nos palcos, mas também na sua vida como cidadão empenhado em causas humanitárias. De memória é a 1ª vez que sou convidada para este gênero de apoio num programa de rádio, embora já tenha participado em várias campanhas de prevenção de riscos e doenças. O Dia Mundial Sem Tabaco instituído pela OMS é uma chamada de atenção imprescindível, pois o tabaco mata! E atinge também os fumadores passivos. É preciso que as pessoas tomem consciência destes malefícios. O dia sem tabaco tem de ser o princípio de um mundo sem tabaco! Por sorte nunca fumei - só por brincadeira, nos dias de juventude e muito raramente. Mas tanto o Pai como a Mãe eram fumadores e o meu ex-marido também. Vivi em ambientes de fumo e não gostei da experiência. Reclamava e tentava converter os fumadores. Sem êxito, nessa época... Tenho a certeza que esta programação “Especial Roberto Leal 24h” na Rádio Arcoense vai ser um sucesso. Espero que tenha efeitos no futuro, que ajude a diminuir a prática, que começa por ser social e lúdica e acaba em vício. Vamos tentar preveni-lo, sobretudo entre a juventude! Conheci Roberto Leal há quase 30 anos, em São Paulo. Foi uma surpresa ver como era uma pessoa simples, simpática, ele que era já tão famoso. Podia contar muitas, muitas histórias de Roberto, atos de generosidade e de portuguesismo sem fim! Como naquele dia da Comunidade luso-brasileira, promovido pela Secretaria de Estado da Emigração em que foi atuar como amigo, sem cachê, num concerto no estádio de Guimarães. Á hora do concerto chovia torrencialmente! Eu ia a caminho do recinto bem preocupada... Mas o estádio estava cheio, a chuva abrandou e o sucesso foi imenso. Roberto encantou pela música e pela palavra. Inesquecível! Renovo as felicitações à Direção da Rádio Arcoense pelo formato escolhido!”.


Por seu lado a atual Deputada eleita pela emigração Maria João Ávila declarou também aos jornalistas: “Naturalmente que me senti honrada com o convite que me foi feito pela Rádio Arcoense para ser madrinha na programação ‘Especial 24h com Roberto Leal’ em ocasião do ‘Dia Mundial Sem Tabaco’. Acho que é uma iniciativa importante e que através da figura carismática de um dos artistas mais acarinhados pela nossa comunidade portuguesa, procuramos assim alertar para os malefícios do tabagismo e para as consequências negativas que esse hábito tem na sociedade atual contribuindo para um elevado número de mortes e para uma enorme sobrecarga dos sistemas de saúde com os tratamentos que são necessários para combatê-lo. Penso que esta iniciativa de consagrar um dia inteiro de emissão a Roberto Leal e, no fundo, à promoção de um mundo sem tabaco, é de louvar a todos os níveis, pois tudo o que possa ser feito para sensibilizar, especialmente os jovens, a não fumarem é meritório. Quanto ao ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ instituído pela OMS, penso que é um momento importante para relembrar a todos o mal que faz fumar e o quanto isso nos prejudica e a todos os que nos rodeiam quando fumamos. É cada vez mais importante alertar para esta situação e procurar encontrar formas de combatê-la, verdade seja dita, nunca fumei e provenho, felizmente, de uma família de não fumadores. Penso que a escolha de Roberto Leal é uma excelente opção para uma emissão tão especial. É um artista que está muito próximo dos portugueses que residem fora de Portugal e como tal penso que a emissão tem todas as condições para ser um grande sucesso e um marco na história da Rádio Arcoense. Sou amiga do Roberto Leal há quase duas décadas. Considero-o uma pessoa fantástica, muito humilde, com muita sensibilidade e sei  que ocupa um lugar muito especial nos corações das nossas comunidades espalhadas pelo Mundo. Parabéns ao Presidente da Rádio Arcoense pela ideia!”.

A Rádio Arcoense nasceu em 2008 pela vontade de dois empresários portugueses na Venezuela, naturais de Arcos de Valdevez em Portugal. Conta com uma programação musical portuguesa e noticias luso-venezuelanas 24h/24h por webrádio e 6h por semana na frequência 1340 AM (só na Venezuela).

O projeto radiofónico pretende ser um mídia de informação à comunidade portuguesa radicada na Venezuela e na América do Sul com uma linha editorial orientada na promoção da cultura e língua portuguesas, das atividades maravilhosas da rede associativa luso-venezuelana e da visibilidade das empresas portuguesas com gerencia lusa.

Em março 2013 tinha previsto celebrar os seus 5 anos de existência com um grande concerto para à comunidade portuguesa na Venezuela que contaria com a participação do conjunto arcoense Ymperio Show. Devido ao falecimento do ex-Presidente Hugo Chávez poucos dias antes do evento, o espetáculo foi cancelado e as celebrações do 5º aniversario suspendidas por motivos de 14 dias de Luto Nacional, impostos pelo governo venezuelano em todo o território da Republica Bolivariana da Venezuela.

Marque a diferença e seja um ouvinte diferente: Sintonize a Radio Arcoense!
Sintonize por internet: www.radioarcoense.pt ou por celular: www.bb.radioarcoense.pt.
Pin: 2A82270C, Mail: contacto@radioarcoense.pt, Twitter: @RadioArcoense

Músicas e noticias luso-venezuelanas 24h/24h: www.radioarcoense.pt.
Visite as nossas fotos: www.radioarcoense.pt/fotos.


Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com